sábado, 29 de dezembro de 2012

Fernanda Montenegro e Daniel de Oliveira Interpretam Obra prima de Sergio Sampaio

Fernanda Montenegro e Daniel Oliveira interpretam "Maiúsculo", obra prima de Sérgio Sampaio em especial de fim de ano na TV




Fernanda Montenegro e Daniel de Oliveira mostraram todo seu talento musical para o especial de fim de ano "Doce Mãe". Os atores entraram em estúdio para gravar, entre outras canções,  ‘Maiúsculo’, de Sergio Sampaio, no programa que a Rede Globo exibiu no dia 27 de dezembro.

Quem assistiu ontem o especial de fim de ano  da Globo, "Doce Mãe", protagonizado por Fernanda Montenegro, produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre e dirigido  pelo talentoso Jorge Furtado teve o privilégio de assistir uma linda cena onde Fernanda Montenegro e Daniel de Oliveira cantam uma das mais belas canções de Sérgio Sampaio, "Maiúsculo". Essa canção só foi gravada postumamente a partir da descoberta de gravações inéditas de Sérgio Sampaio feita por Zeca Baleiro para o disco póstumo "Cruel", lançado em 98 que traz todo o talento de Sérgio.
 A canção  "Maiúsculo" é  mais uma de suas obras primas que podem ser descritas como autobiográficas, falam de suas angustias, seu modo de ver o mundo, que retratam  a vida do artista dele e de muitos outros; criador  e criatura de sua arte, uma arte baseada na liberdade, nos sonhos, medos, angustias : "Vive ao avesso/Medo conhece bem/Sem endereço/Como é que pode/ Não fazer mal também".
"Sou o que sou" é o recado de Sérgio presente em muitas de suas canções. A independência, o não aceitar o que é dado assim como o  reconhecimento de seus "vícios", explicitam o Sérgio Sampaio à margem do sistema que pretendia e pretende "enquadrar" a todos. Ele sabe o que precisa, o que toda pessoa necessita, o carinho para não perder o sentido da vida: Solto meus bixos/Pelas músicas quando me aflijo/Mas um homem sem esse feitiço/E sem um carinho a que recorrer/Pode matar/Querer correr/Pois perdeu todo sentido de viver. Sérgio fala no "sentido de viver" , no carinho,  tudo que ele buscou em sua música e que é a expressão dos mais profundos sentimentos sempre presentes nos seres humanos.

Na cena o mendigo/artista/ser humano/ declama " Tenho meus vícios/Vivem dentro de mim esses bixos/São o pai e a mãe dos meus lixos/E às vezes me levam de mal a pior/Pergunto quem/Não sabe disso/Os momentos em que a vida não tem dó..."

A cena termina com os dois cantando o trecho " Quase não dorme/Vive ao avesso/Medo conhece bem/Sem endereço/Como é que pode/Não fazer mal também..." 





Maiúsculo ( Sérgio Sampaio)



Como é maiúsculo
O artista e a sua canção
Relação entre Deus e o músculo
Que faz poderosa a sua criação
Pensando bem
É um mistério
Como é misterioso o coração
Como é minúsculo
O olhar de quem vive no escuro
Um sujeito malvado e burro
Alguém machucado como não ter um bem
Não tem porém
Mas tem um tédio
Não ser vítima do assédio de ninguém
Quase não dorme
Vive ao avesso
Medo conhece bem
Sem endereço
Como é que pode
Não fazer mal também
Tenho meus vícios
Vivem dentro de mim esses bixos
São o pai e a mãe dos meus lixos
E às vezes me levam de mal a pior
Pergunto quem
Não sabe disso
Os momentos em que a vida não tem dó
Solto meus bixos
Pelas músicas quando me aflijo
Mas um homem sem esse feitiço
E sem um carinho a que recorrer
Pode matar
Querer correr
Pois perdeu todo sentido de viver


                      Foto:Sylvio Passos
Grande SÉRGIO SAMPAIO, um grande musico, um grande poeta e Alvinegro. Ainda não tem o reconhecimento merecido, mas com certeza um dia terá. Evando Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...