quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Jorge Selarón é encontrado morto em escadaria no Rio de Janeiro

Artista plástico é achado morto em escadaria no Rio
O Corpo do ceramista estava carbonizado; perícia chegou às 9h50 ao local. 


O Corpo do artista é encontrado na escadaria. Foto: Renata Soares - G1

O artista plástico chileno Jorge Selarón, de 65 anos, foi encontrado morto na escadaria do Convento de Santa Teresa, que liga o bairro à Lapa, no Centro do Rio, na manhã desta quinta-feira (10). Selarón é responsável por ter instalado o mosaico de cores que transformou os degraus da escadaria da Lapa em um ponto turístico. O corpo estava nos próprios degraus, em frente à casa onde morava havia mais de 30 anos.










O corpo do pintor e também ceramista estava carbonizado e com uma lata de removedor de tintas ao lado. A Divisão de Homicídio trabalha com três linhas de investigação na morte do artista plástico:  homicídio, crime passional ou suicídio. Segundo reportagem do jornal O Globo, um ex-funcionário do ateliê de Slearón teria o ameçado desde novembro de 2012 e no dia 28 de janeiro o teria agredido. O artista disse ao jornal O Globo que o ex-colega queria obrigá-lo a ceder os rendimentos obtidos com a venda de quadros.

"Ele era uma pessoa alegre e alto astral, mas desde que começou a ser ameaçado, entrou em profunda depressão e hoje (quinta) recebi esta triste notícia. Estou arrasado", explicou o argentino César Gomes, secretário do pintor há seis anos".


"Ainda hoje de manhã ele estava varrendo essa escada tão bonita feita por ele  mesmo. Ele era super querido aqui no bairro. Eu realmente estou muito triste com esta notícia", disse a aposentada Mirela, de 64 anos. 

Jornal o Globo




Segundo reportagem do jornal O Globo, um ex-funcionário do ateliê de Slearón teria o ameçado desde novembro de 2012 e no dia 28 de janeiro o teria agredido. O artista disse ao jornal O Globo que o ex-colega queria obrigá-lo a ceder os rendimentos obtidos com a venda de quadros.



Outra particularidade do Selarón se refere ao intensivo uso da cor vermelha em seus mosaicos, na sua roupa e sandália e até na sua inseparável bicicleta. 

O Chileno Jorge Selarón, radicado no Rio de Janeiro desde 1983, iniciou a restauração da escadaria em 1990. Com 215 degraus, todos revestidos com mosaicos de azulejos e cerâmicas coloridos, a escada é um dos principais pontos turísticos da cidade.


Foram fixados azulejos inteiros, ou em cacos, originários de muitos países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia, Bélgica, Bolívia, Chile, China, Equador, Escócia, Estados Unidos, Egito, Espanha, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Inglaterra, Iraque, Irã, Irlanda,Israel, Itália, Japão, Líbano, Marrocos, México, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Suíça, Turquia, Uruguai, Venezuela e do Brasil, totalizando cerca de 2.000 peças.Foram presentes de turistas estrangeiros, de amigos brasileiros ou obtidos em demolições e, também, adquiridos no comércio ou criados pelo próprio artista.

Em 2005, a Escadaria Selarón foi tombada pela prefeitura do Rio de Janeiro. No mesmo ano, Jorge Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro.







Jorge Selarón, foi um pintor e ceramista autodidata chileno radicado na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Ele foi o autor de muitas obras que decoram os bairros cariocas da Lapa e de Santa Teresa., nasceu no Chile em 1947.Sempre aventureiro, viajou para vários países. Durante um período, para se sustentar, foi professor de tênis. No entanto, nunca abandonou a pintura, tendo participado de inúmeras exposições na Europa, México, Nova York, Índia, Panamá e outros lugares.Sua obra pictórica é representada por milhares de quadros. Uma de suas particularidades é retratar "mulheres negras grávidas" Dizia ele que era um problema pessoal.



"Triste fim para um belo Artista..." 

 Evando Bandeira


Um comentário:

  1. Gente boa noite ! Uma tia mimha possui quadros de Jorge Selarón e quer que alguém os avalie,alguém poderia me indicar alguma pessoa ou lugar onde possa fazer isso ?

    ResponderExcluir

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...