terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cabo Verde pela primeira vez na Copa Africana de Nações

Estreante na CAN, Cabo Verde chega com moral após eliminar Camarões



A única estreante na edição 2013 da Copa Africana de Nações fala português. Trata-se da pequena ilha de Cabo Verde, no Noroeste africano. A seleção do pequeno país, 69° colocado no ranking da Fifa, no entanto, chega na competição com moral: Eliminou Camarões na última Eliminatória para o torneio. 
O grande destaque da equipe é Ryan Mendes, atacante do Lille, e artilheiro da equipe nas Eliminatórias para a Copa da África, com três gols. Apenas Dieumerci Mbokani, atacante da República Democrática do Congo e do Anderlecht-BEL, fez mais gols (4). 
No banco está o treinador Lúcio Arantes, que em dezembro do ano passado fez um estágio com o técnico José Mourinho, no Real Madrid. A expectativa é trazer mais experiência à equipe, que pela primeira vez disputa uma grande competição em sua história.


Dos 23 jogadores convocados para o torneio, 20 atuam na Europa.  Somente os três goleiros, justamente os jogadores com nomes mais curiosos, atuam no futebol africano. Fock e Rilly, jogam em Cabo Verde, enquanto Vozinha joga no futebol angolano.




Ryan Mendes, atacante do Lille da França é o Destaque do time.


Apesar da classificação africana, time sofre para tentar vaga no Brasil

Para chegar a Copa Africana de Nações, Cabo Verde passou por Madagascar e Camarões. Esse último, foi o grande feito da história da seleção de Cabo Verde. Após vencer o jogo de ida, em casa, por 2 x 0, o time de Cabo Verde usou sua vantagem para garantir sua vaga. Héldon Nhuck foi o herói da equipe. O jogador do Marítimo-POR fez o primeiro gol do jogo de volta aos 12 minutos. Os camaroneses viraram o jogo (2 x 1), mas não foi suficiente. Com quatro títulos africanos, Camarões deu adeus à competição.
No entanto, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo no Brasil, Cabo Verde faz campanha sofrível. Em dois jogos  dessa segunda fase, o time soma duas derrotas. Contra Serra Leoa, fora de casa, em junho do ano passado, derrota por 2 x 1. Sete dias depois, em casa, derrota de 1 x 2 para a Tunísia, grande favorita do grupo. Cabo Verde ainda enfrenta Guiné Equatorial (duas vezes), Tunísia e Serra Leoa. Somente o primeiro colocado classifica-se para a fase final.
Nesse ano, a equipe disputou apenas um amistoso, em Portugal, com a Nigéria, empatando em 0 x 0. Foi o terceiro jogo seguido sem vitória da equipe de Cabo Verde, que venceu, pela última vez, Camarões na partida de ida.
Desde então, foram duas derrotas (Camarões e Gana) e o empate com a Nigéria. O próximo jogo de Cabo Verde é justamente contra os donos da casa, a África do Sul, no Soccer City, estádio da final da Copa de 2010, em Joanesburgo. Com Marrocos e Angola (outro país que fala português) no grupo A da competição, Cabo Verde surge como grande zebra no torneio.

Camarões 2 a 1. mais a seleção de Cabo Verde tinha ganhado a primeira de 2 a 0 se classificou



  • Jogos de Cabo Verde na Copa Africana de Nações


19/1 – África do Sul x Cabo Verde (Joanesburgo) – 14 horas (Brasília)

23/1 – Marrocos x Cabo Verde (Durban) – 16 horas (Brasília)

27/1 – Cabo Verde x Angola (Port Elizabeth) – 15 horas (Brasília)



Festa do time após eliminar a seleção de Camarões
Quatro vezes campeões continentais, os Leões Indomáveis já tinham se ausentado da CAN 2012, quando foram eliminados por Senegal. Já os Tubarões Azuis, que tentam a qualificação desde 1994, alcançam a fase final do torneio pela primeira vez.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...