segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Portela na Avenida Mostrando madureira

Escola Faz 90 anos e também homenageia os 70 anos de Paulinho da Viola







Os componentes da comissão vieram vestidos de malandros e maleiros, acompanhados do diretor e ator Jorge Fernando interpretando um aristocrata.

A Comissão de frente transformou trem em teatro e malandros em vedetes.
A última alegoria mostrou Madureira como inspiração para várias músicas. O carro "O Trem do Paulinho" trouxe o sambista cercado pela Velha-Guarda da escola. 


Quatro malandros que se transformaram em vedetes (FONTE: Cezar Loureiro - O Globo)

Aos 90 anos de idade, a tradicional Portela encerrou a primeira noite de desfiles na Marquês de Sapucaí homenageando os 400 anos do bairro de Madureira, no subúrbio do Rio, onde fica a quadra da escola.


Trem de luxo de Madureira, carro alegórico da Portela (FONTE:Fabiano Rocha - Extra)

O desfile da "Majestade do Samba", como também é conhecida a escola que é uma das fundadoras do carnaval carioca, começou às 4h09 da madrugada de domingo (10) para segunda-feira (11).

Dona Dodô, primeira porta-bandeira campeã da Portela em 1937, 93 anos de samba, desfila no chão (FONTE: Fabiano Rocha - Extra)
A alegria estampada no rosto da porta-bandeira da Portela, Ana Paula (FONTE:Marcelo Piu - O Globo)

    Portela na Avenida Passista esbanja alegria

Como falou Arlindo Cruz em "O Meu Lugar" Império e Portela também são de lá(Madureira). Monarco elogiou a coragem da escola em fazer um enredo autoral, sem contar com patrocínio.

Com a águia-símbolo da escola estilizada em sua ponta, o enorme carro abre-alas de 50 metros de comprimento foi chamado de "Lendas e Mistérios da Amazônia". A floresta portelense era azul, inspirada no artesanato indígena da região.


A Amazônia foi tema da escola no carnaval de 1970, último campeonato que a Portela ganhou sozinha, e que conquistou o coração de Paulinho da Viola. Apaixonado pela escola, ele compôs "Foi um rio que passou em minha vida".


Portela na Avenida
O Trepidante da Rádio Globo Eraldo Leite  junto da Velha Guarda da Portela e Império

A Famosa Coroa do Império Serrano junto a Águia da Portela

O desfile foi encerrado com a passagem da velha guarda, segurando as bandeiras de seus companheiros de outras escolas

Fundada em 1923, a escola nasceu da junção de dois blocos e teve dois outros nomes antes de se chamar Portela, em 1930. Logo se transformou numa das principais agremiações ao lado de Mangueira e da Deixa Falar (atual Estácio de Sá, da Série A).
Ao longo de seus 90 anos, colecionou 21 títulos, sendo o último no supercampeonato que dividiu com a Mangueira na inauguração do Sambódromo do Rio em 1984. No carnaval de 2012 ficou em sexto lugar.

FONTE:G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...