domingo, 17 de março de 2013

Heil Hitler!

Federação Grega de Futebol bane da seleção meia que fez suposto gesto Nazista


Uma polêmica envolveu a vitória do AEK Atenas sobre o Veria, por 2 a 1, pela 26ª rodada do Campeonato Grego. Após fazer o segundo gol  do seu time, o meia Giorgos Katidis comemorou com um gesto aparentemente de saudação nazista, o que revoltou parte da própria torcida, fez seu clube pedir desculpa e levou a federação de futebol do país a bani-lo para sempre da seleção nacional.

Após a repercussão imediata do caso, o jogador de 20 anos publicou em sua conta no Twitter que não sabia o significado do que estava fazendo: "Não sou racista de jeito algum. Abomino o fascismo. Não faria o gesto se soubesse que significa alguma coisa. Eu sei das consequências e não farei mais isso". Katidis disse que sua intenção era homenagear o colega de equipe Michalis Pavlis, que está lesionado e, segundo ele, assistia à partida no estádio.


A Federação Grega de Futebol (HFF, na sigla da língua local) emitiu nota oficial em que “condena inequívoca e categoricamente” os gestos de Katidis, e cede o seu apoio para que os órgãos que julgam este tipo de caso também apliquem punição com o máximo rigor. O comunicado ainda lembra que, segundo instruções da Fifa, o jogador pode até ser banido do esporte.

Apesar de lamentar o episódio, a HFF lembra que a atitude não foi totalmente inesperada, uma vez que existem manifestações nazistas na Grécia fora do futebol, e se disse atenta para coibir esse tipo de prática em campos e arquibancadas. No entanto, lembrou que o caso pode e deve ser tratado como crime e investigado pela polícia local.

Fonte:GLOBOESPORTE.COM



Katidis já defendeu a seleção grega nas categorias sub-17, sub-19 e sub-21, mas nunca tinha sido chamado para a principal. O AEK está no meio da classificação do Campeonato Grego, em décimo lugar, com 29 pontos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...