sábado, 2 de março de 2013

Músico Resgata uma obra quase perdida de Sérgio Sampaio.

Músico Resgata uma obra quase perdida de Sérgio Sampaio.

O Músico André Prando Resgatou essa Musica que até então só havia um vídeo postado no YouTube. Música que relata o sofrimento do pessoal do edifício Joelma, localizado na cidade de São Paulo, atualmente denominado edifício Praça da Bandeira. Que tornou-se conhecido nacional e internacionalmente quando, em 1 de fevereiro de 1974, um incêndio provocou a morte de 187 pessoa. Sérgio na ocasião, compôs uma canção( ainda inédita) chamada "Última esperança".  Como toda obra de Sérgio, os fatos da realidade servem para composições que falam muito mais do que o fato em si que lhe deram origem. Não podemos esquecer o contexto em que Sérgio estava, era o ano de 1974, período mais duro da censura e da repressão da ditadura militar. Mandar as pessoas "arrebentar o portão", porque o "fogo poderia pegar", serve muito bem como metáfora para o período. A última esperança é o vôo... a esperança de voar...


Mais o André fez mágica ao resgatar essa música. Pode até dizer que tirou do fundo do Baú (o Baú do Sampaio).


Nascido na década de 90, na pequena ilha de Vitória-ES, André Prando Estudante de design e música, é como compositor que André se satisfaz. 
Filho de Mãe artesã Começo a carreira de Músico através de seu Pai que sempre ouviam juntos Raul Seixas. Na adolescência  aprendeu tocar violão com amigos. Na escola já escrevia poesias e já componha algumas musicas "Meia Boca" como ele juga as suas composições da juventude. 

Ele define seu estilo sem Gênero ele compõe do Rock ao Samba da Balada ao Funk. Ele diz que além de Sérgio Sampaio suas influencias caminha entre Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Beatles, John Frusciante, Mutantes, Pearl Jam...

 “Eu amo escrever… sempre observo as pessoas e as coisas e transformo minhas impressões em música… às vezes, uma palavra perdida, solta no vento, nos gestos das pessoas, num olhar triste de alguém ou de mim mesmo… tudo isso pode virar composição… quando se trata de música qualquer coisa tem relação à outra”, comenta. Gosta também de trabalhar os arranjos e está sempre a procura de integrantes para agregar diferentes idéias e influências a fim de deixar a sonoridade mais forte.



Na Faculdade, envolveu-se com os malditos da nossa música popular. Enquanto lia H.Thoreau assoviava na natureza selvagem da vida a canção “Eu viajei de Trem”, do capixaba Sérgio Sampaio.
Mas sempre se considerou eclético para ouvir qualquer estilo musical.

Em 2011, conheceu Bruno Guimarães, com quem começou a dialogar musicalmente e a regravar suas músicas, até então, apenas rascunhos, pois “esse é o caminho que resta de todo o restante ainda desconhecido; as coisas devem ser compartilhadas”.




André é integrante do grupo Mendigos Cientistas desde 2007. mantém um projeto solo que canta suas composições e algumas covers. em 2011 foi campeão no festival de Musica prato da casa UFES. Também participa do coral da UFES.



André Prando - Última esperança (Sérgio Sampaio)







Se você me encontra às 5 da tarde
E não me acha com cara de bandido
Ou cê tá cego, ou cê tá doido, ou cê tá morto
Ou eu não sou bandido não, eu não sou bandido não 


Você que está em casa
um conselho vou dar

Abra a janela, arrebente o portão

Pois num dado momento 
sem ninguém esperar (ah ah ah) 
o fogo pode pegar... (yeah)
Nem bombeiro pode apagar (é é)
e é proibido fumar (ô ô)

Ou cê tá cego, ou cê tá doido, ou cê tá morto
Ou eu não sou cachorro não, eu não sou cachorro não 


Você que está em casa
um conselho vou dar
Abra a janela, arrebente o portão
Pois num dado momento 
sem ninguém esperar (ah ah ah) 
o fogo pode pegar... (yeah)
Nem bombeiro pode apagar (é é)
e é proibido fumar (ô ô)

Ou cê tá cego, ou cê tá doido, ou cê tá morto
Ou eu não sou não, Ou eu não sou não, 
Ou eu não sou não... "eu não sou cachorro não!"

Se você me encontra às 5 da tarde olhando pro céu na Avenida São João
Não fique esperando que eu esteja te esperando ou que eu esteja esperando ver um disco voador
Tô só torcendo pras pessoas que se atiram lá de cima
Do edifício em chamas
Na última esperança, última esperança
Última esperança de voar
Na última esperança, última esperança, última esperança
Na esperança de voar


Sérgio Sampaio pensa que pode de tudo
Se corre pouco sabe que fica pra trás
Se sabe muito sabe que corre perigo
Pois o bandido mascarado só procura
Quem sabe de mais.

Conheça outros trabalho do Músico André Prando.

Youtube - André Prando´

Composições de André Prando

Twitter @andre_Prando

Myspace














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...