quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Voz do Brasil

"Em Brasília, dezenove horas" Projeto prevê que Voz do Brasil deverá respeitar horário local do ouvinte.

Deputado Rogério Carvalho aponta distorção no horário atual de transmissão



Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3612/12, do deputado Rogério Carvalho (PT-SE), que altera o Código Brasileiro de Telecomunicações para estabelecer que o programa a Voz do Brasil seja veiculado de acordo com o horário local do ouvinte. Atualmente, o programa é veiculado em todo o País às 19 horas de Brasília. Ou seja, vai ao ar uma ou duas horas mais cedo nos estados que têm fuso horário diferente ou que não adotam o horário de verão.

O autor do projeto lembra que essas informações permitem aos conselhos municipais de saúde e educação acompanhar a aplicação e uso desses recursos. “A Voz do Brasil desempenha um papel fundamental de integração nacional em comunidades longínquas, divulgando, por exemplo, informações sobre recursos liberados pela União”, explica Carvalho. 

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Um requerimento para incluir o projeto na pauta de votação desta quarta-feira foi rejeitado. 
 
Segundo o projeto, o objeto é o de resguardar o caráter social e político de integração nacional promovido pelo programa A Voz do Brasil. Por isso, o projeto determina que os horários de início e término do programa deverão observar o horário local do ouvinte.

O projeto vai à contramão do projeto que visa flexibilizar o horário da transmissão do programa governamental. Os radiodifusores aguardam a aprovação do projeto para terem a liberdade de transmitir a programação de suas rádios no rádio das 19h às 20h de segunda a sexta-feira e, consequentemente, a transmissão do programa do governo em horário alternativo.
 
Vários requerimentos foram apresentados para que o projeto que flexibiliza a transmissão entrasse na pauta de votação e os pedidos foram rejeitados. Segundo a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp), Rodrigo Neves, o jornalismo de prestação de serviços pode ser muito útil e a programação musical pode entreter. Neves diz que 80% da bancada deverão votar pela flexibilização, mas a adesão tem que ser cobrada junto aos deputados.


A Voz do Brasil é um noticiário radiofônico público, que vai ao ar diariamente em praticamente todas as emissoras de rádio aberto do Brasil, às 19h00, horário de Brasília. A Voz do Brasil faz parte da história de radiodifusão brasileira, além de ser o programa mais antigo do rádio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...