quarta-feira, 17 de abril de 2013

Eterno Botafoguense


Jogando conta a Pátria. Túlio Lustosa enfrentará o ex-clube pela Copa do Brasil, afirma que "é como um jogador naturalizado contra seu próprio país"




Capitão do Sobradinho, o volante Túlio, de 36 anos, acostumou-se na carreira a vestir camisas de grandes clubes do país como Corinthians, Grêmio e Goiás. Mas nenhuma delas o marcou tanto quanto a do Botafogo. Foram cinco anos intensos no Alvinegro, o suficiente para transformar o jogador em torcedor do time da Estrela Solitária, adversário do Sobradinho nesta quarta-feira, pela primeira fase da Copa do Brasil.

Tenho orgulho de dizer que sou botafoguense hoje e também me sinto até constrangido em jogar contra o Botafogo - admitiu Túlio.

Santista na infância por causa do pai, o jogador não esconde que "virou a casaca" após o período que passou no clube carioca.

Eu torcia para o Santos. Inclusive, quando comecei a jogar futebol profissional pelo Goiás, meu maior sonho não era nem a seleção brasileira, mas jogar pelo Santos. Isso acabou quando vesti a camisa do Botafogo. A paixão que eu tive com o Botafogo foi muito forte. - Afirmou Túlio

Tão forte que, para Túlio, enfrentar o Alvinegro é como jogar contra a própria pátria.

Acho que é como um jogador naturalizado que joga contra seu próprio país. É assim que me sinto quando estou jogando contra o Botafogo - contou Túlio, que já enfrentou o ex-time defendendo as camisas de Grêmio e Figueirense.

E foi jogando pelo Figueira contra o Botafogo que o volante viveu um dos momentos mais marcantes da carreira.

 Antes do jogo, a torcida do Botafogo começou a gritar meu nome, como fazia nos tempos que eu ainda jogava lá. Isso meu arrepiou muito. Me desestabilizou totalmente para aquele jogo. Acho que foi o pior jogo que eu fiz com a camisa do Figueirense - confessou o jogador

Túlio, no entanto, garante que a situação não se repetirá mais.

Já estou mais vacinado - brincou. - Claro que, a partir do momento que o juiz apita, eu me esforço ao máximo pela camisa do time que estou vestindo. No momento, será a do Sobradinho. Vou querer fazer gol, vou querer dar alegria para o torcedor do Sobradinho, mesmo sabendo que do outro lado tem um time que marcou minha carreira e que tenho o maior orgulho de ter jogado nele.



Coração alvinegro





Quando não está em campo pelo Sobradinho, Túlio continua acompanhando pela TV os jogos do Botafogo. Muitas vezes, como um típico torcedor, uniformizado e com bandeira do Alvinegro.

Na última final, quando o Botafogo foi campeão em cima do Vasco, eu assisti com a minha família. Meu irmão é vascaíno doente, então eu fiz questão de ir com a camisa e a bandeira do Botafogo para comemorar o título (risos).

Paixão que o volante também fez questão de passar para os filhos, muitas vezes, usando estratégias pouco convencionais.

Na época que estava no Botafogo, minha filha estava na fase de formação, com dois, três anos. Lá no Rio tem muitos flamenguistas e eu percebia que ele já estava tendo a influência de alguns amiguinhos na escola. Então eu comecei a contar histórias adaptadas para ela, como da Cinderela botafoguense contra a bruxa flamenguista (risos). Deu certo e hoje minha filha é botafoguense doente. Sabe cantar o hino, sabe tudo. Como a estratégia funcionou, eu continuei usando com o meu filho também. O homem-aranha do Botafogo contra os inimigos de outros times.



Um dos episódios mais marcantes de Túlio com a camisa do Botafogo aconteceu na decisão da Taça Guanabara de 2008, perdida para o Flamengo. Após o jogo, atletas, comissão técnica e membros da diretoria do Botafogo se reuniram em uma coletiva para reclamar da arbitragem. Na entrevista, alguns jogadores se emocionaram, e o episódio ficou conhecido como "chororô".

Até hoje tenho a mesma opinião. Nós fomos prejudicados. E não foi só em uma final, não. Foram várias. Ter ido com o presidente, com a comissão técnica, pode ter sido muito forte, mas a gente tinha que fazer alguma coisa. Algum tipo de manifestação. Acho que foi uma demonstração de todos de amor com a camisa do time - afirmou Túlio.

Depois daquela coletiva, as torcidas adversárias passaram a pegar no pé dos botafoguenses. Um dos mais emocionados na ocasião, Túlio não poderia ser esquecido.

Sempre me provocam. Independentemente do time que eu esteja, é a primeira coisa que dizem quando querem me provocar. Aqui no Sobradinho já teve torcedor adversário falando desse chororô. Mas eu levo na esportiva. É válida a brincadeira entre as torcidas. Na época, só não gostei quando o Souza fez provocação. Acho que não é atitude de profissional. Depois joguei com ele no Corinthians e fizemos as pazes - lembrou o jogador.

Capitão do Sobradinho, Túlio admite coração Botafoguense Foto: Fabrício Marques GLOBOESPORTE.COM


  • Ficha Técnica do Jogador:


Nome completo: Túlio Lustosa Seixas Pinheiro
Data de nascimento: 25 de abril de 1976 (36 anos)
Local de nascimento: Brasília (DF),  Brasil
Altura: 1,74 m
Pé: Destro
Apelido: Túlio Guerreiro
Clube atual: 

Sobradinho-DF
Posição Volante

  • Clubes que jogou como Profissional:

           
1995 - 2001 - Goiás
2001 - 2002 - Al-Hilal
2002 - Goiás 
2003 - 2005 - Botafogo
2005 - 2006 - Oita Trinita
2007 - 2008 - Botafogo
2009 - Corinthians
2009 - 2010 - Grêmio
2010 - Goiás
2010 - 2012 - Figueirense
2013 - Sobradinho-DF

  • Títulos: 

Goiás
 Campeonato Goiano: 1996, 1997, 1998, 1999, 2000 e 2003
 Copa Centro-Oeste: 2000

Botafogo
 Taça Rio: 2007 e 2008

Corinthians
 Campeonato Paulista: 2009

Prêmios individuais
Seleção do Campeonato Catarinense: 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...