sexta-feira, 24 de maio de 2013

AM e FM

AMs tradicionais e populares estão ganhando espaços no meio FM



Uma situação tem chamado a atenção do mercado de rádio de algumas capitais brasileiras. Emissoras originadas no meio AM que hoje contam com repetição de sua programação em FM estão cada vez mais ganhando espaços no “bolo de audiência” das FMs, principalmente aquelas que possuem um foco mais “popular” em suas programações. A mineira e tradicional Itatiaia FM 95.7 (estação que atua de forma simultânea com a Itatiaia AM 610, sua origem no dial) já aparece como líder geral de audiência em Belo Horizonte, segundo medições dos principais períodos da pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. E essa tradicional marca de Minas Gerais não é um fenômeno isolado. Acompanhe:

A Itatiaia (em AM 610 e FM 95.7) foi a primeira rádio originada em AM que ganhou um espaço de destaque na disputa pela audiência FM de uma grande capital brasileira. Na virada de 2011 para 2012 a estacão já havia ocupado a primeira colocação geral de audiência no período 05h-00h (todos os dias e locais), após anos de hegemonia da Liberdade FM 92.9 em Belo Horizonte. Porém essa posição não foi sustentada com a rádio retornando a vice-liderança geral nos meses seguintes. Estando em segundo a Itatiaia já era considerada um fenômeno de audiência, fato que ganhou mais projeção com a volta da 95.7 FM para a liderança geral no início de 2013 e, diferente da primeira vez, a posição foi sustentada nas pesquisas seguintes.


Porém a Itatiaia não é um fenômeno isolado. Com uma programação menos popular, porém com o mesmo apelo de marca que a rádio mineira, a tradicional Rádio Gaúcha AM 600 também virou um fenômeno de audiência no meio FM de uma capital brasileira. E esse crescimento foi rápido em Porto Alegre: a Gaúcha surgiu de forma definitiva no FM (via Rádio Gaúcha FM 93.7) com transmissão simultânea originada do AM em 2008, crescendo rapidamente no ranking de audiência da capital gaúcha. Nos últimos dois anos a emissora já oscilava entre a quarta e sexta colocações gerais, chegando ao terceiro lugar dos principais períodos da medição do Instituto Ibope nesse início de mês. No caso da Gaúcha a emissora já concentra mais ouvintes em FM do que no AM, onde não lidera (a ponta do AM gaúcho é da popular e também tradicional Farroupilha AM 680).

Situações semelhantes também ocorrem no Rio de Janeiro através das rádios Super Rádio Tupi AM 1280 e Rádio Globo AM 1220. As duas estações estão entre as rádios Ams mais sintonizadas do país e no FM a situação não tem sido diferente: a Super Rádio Tupi FM 96.5 (transmissão simultânea do AM 1280) já aparece na sexta colocação geral nos principais períodos da medição no Rio de Janeiro, cuja média de audiência é superior a 100 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais). Já a Rádio Globo FM 89.5 tem uma participação mais “tímida” na comparação com os números atuais da concorrente, porém seu desempenho também é expressivo: tem oscilado entre a sétima e oitava colocações gerais, hoje superando a marca de 60 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais) do meio FM.

Nos quatro casos citados tratam-se de emissoras tradicionais na faixa AM que nos últimos anos iniciaram trabalhos de transmissão simultânea através de uma estação em FM, tendo um foco mais “popular” no esporte e também em outros temas dentro da grade jornalística. A evolução dessas rádios no FM é acompanhada de perto pelos principais mercados brasileiros.


Ouça as Rádios




Fonte: Tudo Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...