quinta-feira, 2 de maio de 2013

Parabéns Rádio Globo São Paulo


Rádio Globo chega aos 61 anos em São Paulo


A Emissora entrou no ar em 1º de maio de 1962 como Rádio Nacional

A rádio que atualmente lidera com folga a ranking de audiência das AMs da capital paulista comemorou aniversário nesta quarta-feira. A Rádio Globo AM 1100 de São Paulo completou 61 anos no ar. Vale destacar que o Sistema Globo de Rádio, que controla a emissora, almeja também um canal FM para retransmitir a programação da rádio em São Paulo e deve implantar horário local durante todo o dia em breve.





A estação entrou no ar em 1º de maio de 1952 como Rádio Nacional de São Paulo. A rádio, que pertencia às Organizações Victor Costa, foi a primeira que exibiu uma vinheta cantada, que na época estava na voz de Hebe Camargo. A emissora também levou os programas de auditório para as ruas da cidade. Em 1952, o cantor Francisco Alves apresentava seus convidados no estúdio montado em praças públicas.
 
Ainda nos anos 1950, a então Rádio Nacional de São Paulo acreditou no talento de um jovem comunicador que tinha sido camelô. Foi a primeira rádio de grande porte em que trabalhou Silvio Santos. Nas novelas e no humor, foi a rádio paulistana que aperfeiçoou alguns dos modelos trazidos da Nacional carioca.
 
Em 1965, as Organizações Globo compraram a Rádio Nacional paulista. O nome Nacional foi mantido e, em 1967, a Rádio Nacional assumiu a liderança de audiência na capital paulista, com uma programação popular e informativa.
 
Em 1976 a direção da emissora recebeu um pedido do Ministério das Comunicações para que o nome Nacional fosse apenas utilizado pelas emissoras dirigidas pelo Governo Federal. Em 1977, a rádio mudou para Nacional-Globo, em 1978 foi para Globo-Nacional e, finalmente, em 1979, Rádio Globo de São Paulo.
 
Atualmente, a Rádio Globo lidera o ranking de audiência da capital paulista com certa folga para a segunda colocada, segundo as medições do Instituto Ibope. Até a última pesquisa, a emissora era a única AM que ultrapassava a marca dos 100 mil ouvintes por minuto, número que é mantido pela rádio nos últimos anos.
 


Existem planos do Sistema Globo de Rádio para tornar as programações de São Paulo e Rio de Janeiro independentes. Esse projeto deve ser colocado em prática em breve. Segundo informações, apenas o horário da madrugada será transmitido em rede. 


 
Na semana passada, a Rádio Globo AM 1150 de Belo Horizonte estreou o Panorama Esportivo com programação voltada para a capital mineira. O programa local da emissora vai ao ar na faixa das 22 horas e segue até a meia-noite. Com isso, a rádio vai deixar de reproduzir o conteúdo que era gerado a partir de São Paulo.




Parabéns Rádio Globo São Paulo! que Diferentes das outras Emissoras Paulistas que falam so de curinthias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...