quarta-feira, 3 de julho de 2013

João Saldanha


Parabéns ao Mestre


Se estivesse vivo, o glorioso João Saldanha completaria hoje, dia 3 de julho, 96 anos de idade. Nascido na cidade de Alegrete no Rio Grande do Sul. O João Alves Jobin Saldanha, vulgo “João sem medo” foi um homem único, defensor de suas ideologias, escritor de mão cheia e um comunista assumido que não levava desaforo pra casa. Se tornou um dos jornalistas e comentaristas mais consagrados do país. Torcedor apaixonado pelo Botafogo, João não precisou de alguma ligação profissional com o futebol para ser eleito técnico do seu clube de coração no ano de 1957. Apesar da inexperiência, faturou o título estadual daquele ano. Em 1969 o então presidente da CBD – Confederação Brasileira de Desportos, João Havelange o incumbiu de conduzir a seleção brasileira em sua trajetória nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Saldanha formara um grupo com jogadores em sua maioria de Botafogo, Santos e Cruzeiro, e assim obteve 100% de aproveitamento em sua campanha.

Mas nem tudo foi um mar de rosas. Suas divergências políticas e seu temperamento intempestivo foram seu próprio calvário e há menos de três meses de iniciar o mundial do México, João fora preterido por Mario Jorge Lobo Zagallo, que conduziu “as feras do João”, rumo ao tricampeonato mundial.  Fora da seleção, Saldanha retornara ao jornalismo sem papas na língua. Suas citações e opiniões sempre tão contundentes marcaram época nas décadas de 70 e 80. E quis o destino, que o amante do futebol nos deixasse em plena Copa do Mundo de 1990, em 12 de julho, justamente enquanto fazia a cobertura jornalística do mundial. Porém Saldanha não partiu sem deixar seus alicerses para seus discípulos. O alvinegro que tinha o dom como poucos de escrever, publicou três livros, além de tantos outras obras e documentários que foram feitos sobre ele.  A nação botafoguense o sauda por contribuição e dedicação ao nosso amado clube da Estrela Solitária.

Fonte: O Glorioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...