segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CBN Curitiba

Demissão de âncoras e paralisação da CBN Curitiba geram destaques na imprensa paranaense


A CBN FM 90.1 de Curitiba tem sido foco de algumas matérias da imprensa paranaense nessa segunda-feira (5 de agosto). O motivo é a saída repentina de nomes importantes da estação curitibana, demissões anunciadas no final da semana passada. Segundo reportagem do jornal Gazeta do Povo, três jornalistas pediram demissão: José Wille (diretor de jornalismo e âncora do período da manhã), Marcos Tosi (chefe de redação) e Álvaro Borba (âncora no programa da tarde). Wille; se demitiu na semana passada e os outros dois, na manhã de hoje. Ainda segundo o jornal paranaense a equipe de jornalismo da CBN de Curitiba realizou uma paralisação das atividades locais durante a manhã dessa segunda-feira, sendo uma manifestação de apoio aos jornalistas que pediram demissão.

Segundo reportagem do jornal Gazeta do Povo, os jornalistas saíram da rádio em protesto por problemas internos na empresa, como uma denúncia de assédio sexual. A nota do jornal também informa que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) informou através de uma nota, ter sido comunicado do impasse e disse que promove reuniões de negociação entre a direção e os funcionários da CBN. No período da manhã a 90.1 FM seguiu em rede com a programação gerada pela matriz da Rede CBN (de São Paulo), porém já na faixa das 14h00 a rádio curitibana retomou a transmissão do jornalismo local (mas sem a presença de Álvaro Borba, jornalista que costumava a comandar a tarde da CBN de Curitiba).


Wille, um dos principais responsáveis por promover a conduzir a CBN em Curitiba, publicou em seu perfil no Facebook uma mensagem de despedida direcionada aos ouvintes da rádio curitibana. “Ao final de 18 anos de trabalho na CBN Curitiba, quero agradecer a você que esteve conosco. Agradeço também à nossa equipe jornalística e técnica, que construiu e consolidou esta rádio, enfrentando grandes dificuldades”, destaca o jornalista. Borba também se manifestou na rede social: “Renunciei hoje às minhas funções na CBN Curitiba. Eu estava perto de completar uma década na emissora. Nesse período, uma grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal me foi concedida.”, informa o ex-âncora da CBN, que completa a mensagem dizendo: “Sei que não está sobrando emprego por aí, mas se há algo mais escasso que emprego é biografia. Biografia, a gente só tem uma”.

Nota dos funcionários


No início da tarde os funcionários da emissora emitiram a seguinte nota:

Na manhã desta segunda-feira, os funcionários da Rádio CBN Curitiba paralisaram as atividades até o meio-dia.

Insatisfeitos com a falta de esclarecimentos sobre denúncias de um caso que comprometeu o ambiente de trabalho, os funcionários decidiram pedir à direção da Rádio providências em relação aos fatos e a abertura de um diálogo com a equipe.

Recebendo as garantias de que a providência cabível no caso foi tomada e que não haverá represálias, os funcionários decidem retomar as atividades na tarde de hoje.

Houve, ainda, a promessa de que o diálogo permanecerá aberto entre funcionários e direção.

Os funcionários da CBN Curitiba retomam os trabalhos agora, acreditando nas respostas dadas pela direção da emissora.



CBN Curitiba e rede em destaque


A CBN de Curitiba foi uma das primeiras afiliadas da rede “all news” controlada pelo Sistema Globo de Rádio, estando também entre as apostas da marca para a operação de uma rádio jornalística em FM. A estréia em 90.1 ocorreu em maio de 1995, época que a CBN tinha penetração em poucas praças, a exemplo da CBN FM 90.5 de São Paulo (emissoras importantes em FM como as afiliadas de Campinas, Goiânia, Recife, Maringá, Vitória, entre outras, surgiram na sequência). Até mesmo o mercado carioca passou a contar com uma FM da CBN apenas a partir de 2005, 10 anos depois da estréia da rede no FM curitibano. O grupo J. Malucelli que é responsável pela CBN em Curitiba também mantém a operação da Rádio Globo AM 670 na capital paranaense (no ar desde 2003) e da Rádio Globo AM 1570 de Paranaguá. Esse grupo também opera os veículos BandNews FM 96.3 e a TV Bandeirantes, ambas de Curitiba.


A Rede CBN também tem sido destaque nas últimas semanas devido a mudanças nas afiliações em algumas praças, além do surgimento de novas emissoras ligadas à marca. Curitiba está entre as principais afiliadas que não são operadas por um grupo de comunicação que possuí afiliação com a TV Globo (a parceira das Organizações Globo no Paraná é o grupo GRPCOM).




Com informações do jornal Gazeta do Povo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...