quarta-feira, 26 de março de 2014

Metrô de SP pode Processar a Transamérica FM


Testemunhal sobre "xaveco" no Metrô de São Paulo pode render processo à Transamérica


Um testemunhal “fora de hora” pode render processo à Transamérica FM 100.1 de São Paulo. Tudo porque o personagem Gavião disse que o “Metrô lotado é bom para ‘xavecá’ a mulherada”. A frase causou indignação ao Metrô, que prometeu processar a emissora pela atitude, já que a companhia vem sofrendo com ataques às mulheres em suas composições. A emissora rebateu as coisas e, em nota, afirmou que o texto não incentiva atitudes “lascivas”.

O imbróglio começou quando o personagem Gavião fez um testemunhal gravado sobre os investimentos do Governo do Estado na Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Em dado momento, o personagem disse que “nos horário de pico é normal trem e Metrô ficá lotado. É assim nas grande metrópole espalhada pelo mundo. Pá falá a verdade eu até gosto do trem lotado. É bom prá xavecá a mulherada né mano! Foi assim que eu conheci a Giscreusa. Muito já foi feito e o governo sabe que ainda tem muito prá faz”.

De acordo com o portal Terra, os deputados estaduais do PT Alencar Santana e Luiz Claudio Marcolino protocolaram uma representação contra o secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, o diretor presidente da CPTM, Mário Manoel Seabra, e o diretor presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco.

Já o Metrô de São Paulo anunciou nesta noite de terça-feira (25) que vai processar a Rádio Transamérica FM por ter veiculado um comercial em nome da companhia. Segundo matéria publicada no portal G1, a direção do Metrô disse que a peça não tinha autorização para ser veiculada. "O Metrô reitera que repudia tal conteúdo absurdamente defendido pela rádio Transamérica", informou em nota.

Mais cedo, a Transamérica divulgou nota na qual defendeu o caráter humorístico da peça e disse que ela não tinha intenção de incentivar qualquer tipo de abuso. Em seu perfil no Twitter, a Rádio Transamérica informou que retirou a peça do ar na semana passada e o material não está mais sendo veiculado. No dia 20 de março, em resposta a uma ouvinte, a empresa informou que o "departamento responsável" alterou o texto do comercial.

Nem o Metrô nem a agência Nova SB, a qual a companhia encomendou campanha sobre obras de expansão da rede metroviária, foram informados de que tal conteúdo seria veiculado pela rádio Transamérica. "O Metrô reitera que repudia tal conteúdo absurdamente defendido pela rádio Transamérica"

Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pela Transamérica FM durante a tarde desta terça-feira:




Em nota, esclarece a Rádio Transamérica de São Paulo Ltda., que o personagem Gavião é caricato e humorístico, restando claro que o testemunhal amplamente apontado tem o exclusivo intuito de entreter e divertir o público ao passar informações úteis sobre o serviços de transporte público. 

Andre Müller O Gavião Foto: Transamérica


Em nenhum momento o texto incentiva atitudes lascivas, pois de forma alguma faz qualquer alusão a qualquer tipo de violência ou abuso sexual. O personagem ao empregar o termo “xavecar a mulherada”, se refere única e exclusivamente à paquera, sinônimo da antiga conhecida cantada que de fato pode persuadir ou aproximar pessoas, formando ou não casais, conduta licita que acontece naturalmente na vida cotidiana em qualquer lugar com grande circulação de pessoas.


Lamentavelmente, o testemunhal foi veiculado concomitantemente com a grande incidência das ocorrências de abusos sexuais e atentados ao pudor ocorridos nas linhas de transporte público, fato absolutamente condenável com o qual a emissora jamais seria complacente.

Contudo, mesmo certa da inexistência de ligação entre o testemunhal feito pelo personagem Gavião e as ocorrências de atentados ao pudor ocorridas nas linhas de transporte púbico, ato no qual o agente sequer troca uma palavra com suas vítimas, mostrando-se também totalmente contrária a esse tipo de conduta que infelizmente acomete grande número de cidadãos diariamente, inibiu a emissora o tema em sua programação.

Rádio Transamérica de São Paulo Ltda."

Postado Por: Tudo Rádio






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...