quinta-feira, 5 de junho de 2014

A GUERRA DOS SEIS DIAS

A denominada Guerra dos Seis dias mudou radicalmente o rosto do Oriente Médio e deu uma nova dimensão à questão palestina e às relações entre Israel e seus vizinhos.



Em 5 de junho de 1967, a guerra dos seis dias Israel opõe uma coalizão árabe.
Guerra dos Seis Dias

Neste dia, em 5 de junho de 1967, começa a chamada "Guerra dos seis dias", um conflito entre Israel e uma coalizão árabe, formada por Egito, Jordânia, Iraque e Síria, entre 5 e 10 de junho do mesmo ano.

Estes eventos têm lugar dentro do conjunto de guerras travadas entre os israelenses e seus vizinhos árabes, após a criação do povo de Israel, em 1948. Eles temiam uma ofensiva iminente e lançaram um ataque preventivo contra a força aérea egípcia. Jordan respondeu atacando as cidades de Jerusalém e Netanya.

Estes dias que suscitaram a atenção de todo o mundo e foi chave na geopolítica da região.As consequências afectaram-se até hoje e eventos históricos subseqüentes, tais como o massacre de Munique ou a guerra de Yom Kippur, são o resultado desse confronto tão complicado ainda mais as relações israelo-árabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...