quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Setembro é o mês de aniversário da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e também o Meu!


Rádio construiu sua identidade com uma programação ancorada na música popular e radionovelas



A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai iniciar o mês de setembro comemorando o aniversário da Rádio Nacional AM 1130, do Rio de Janeiro. A tradicional emissora tem programação voltada aos mais diversos gêneros musicais, como samba, choro, forró, moda de viola, MPB, entre outros. Junto com a Rádio MEC AM 800 e FM 98.9, a Nacional AM integra as emissoras públicas controladas pela EBC na capital fluminense.
 
Criadas em momentos distintos, percorreram caminhos similares em defesa da promoção da cultura, da educação e da cidadania. Cada emissora, voltada a um segmento de público. A Rádio MEC mantém seu compromisso com a educação, a música clássica, o radioteatro e programas voltados para temas científicos. A Rádio Nacional, com outro perfil, construiu sua identidade com uma programação ancorada na música popular, radionovelas, narrações esportivas, programas humorísticos e noticiários.


Ambas as emissoras viveram o auge do rádio transmitido ao vivo, com programas de auditório abertos ao público, transmissões diretas de seus estúdios e dos espaços culturais do Rio de Janeiro, grupos musicais e orquestras próprias, elencos de radioteatro e professores de várias disciplinas nos programas educativos. Com o objetivo de resgatar parte das matrizes do rádio brasileiro, desde o ano passado a EBC fortaleceu o Núcleo de Jornalismo e a rádio também voltou a transmitir futebol.
 
A Rádio Nacional do Rio de Janeiro, fundada em 12 de setembro de 1936, foi, durante os anos 1940 e 1950, o maior veículo de comunicação de massa do Brasil. Primeira emissora de alcance nacional, espalhou-se pelo país com seus noticiários, esporte, a dramaturgia, a música e o humor. A Rádio Nacional consolidou-se como matriz do rádio popular, explorando sempre todas as possibilidades do rádio e se fazendo exuberante em sua diversidade de formatos e conteúdos.
 
Com informações do site da EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...