quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Exposição “90 anos no ar”

Exposição comemora 90 anos do rádio no interior e conta a história de emissora do Sistema Clube


Nessa sexta-feira (19) a cidade de Ribeirão Preto poderá acompanhar a mostra “90 anos no ar”, projeto que vai contar a história da antiga rádio PRA-7 - atual Clube AM 660, do Sistema Clube de Comunicação – uma das pioneiras da radiodifusão do país. A ação será realizada de 19 de setembro a 6 de outubro na praça central do Ribeirão Shopping, contando também com a presença da Clube FM 100.5, emissora que também é controlada pelo Sistema Clube e está entre as principais estações de rádio do país. A mostra é realizada pelo grupo do interior paulista e contará com materiais considerados raros.

A mostra contará a trajetória da antiga rádio PRA-7, desde sua fundação, em 23 de dezembro de 1924, até os dias de hoje como rádio Clube AM 660, do Sistema Clube de Comunicação. A emissora foi a primeira a entrar no ar em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo e no interior do Brasil (fora de capitais), e a sétima estação de rádio do país.A mostra, realizada pelo Sistema Clube de Comunicação, traz fotos raras, textos, discos, aparelhos de rádio e microfones antigos, acessórios e ainda vai reproduzir um estúdio de época, com equipamentos originais, que farão o público viajar nas nove décadas da fantástica história do rádio ribeirão-pretano. 

A Clube FM 100.5 vai transmitir parte de sua programação, ao vivo, direto de um estúdio montado no local da exposição.“Queremos levar o universo do rádio, e sua evolução, para perto do ouvinte que é a nossa razão de existir. Para o Sistema Clube, é uma dupla comemoração: os noventa anos do rádio em Ribeirão Preto e as nove décadas de atuação da nossa precursora, Clube AM 660, afinal, são poucas as emissoras de rádio do país e do mundo que estão há tanto tempo no ar, com vigor e resultados”, explica Rafael Pizani, diretor do Sistema Clube de Comunicação.

A base histórica para o projeto da exposição “90 anos no ar” é o livro “PRA-7: a primeira rádio do interior do Brasil”, dos jornalistas André Luís Rezende e Gil Santiago, lançado em 2005. Para valorizar esse ano comemorativo, a obra teve uma tiragem especial.“Da realização de um sonho à evolução tecnológica. Do jornalismo sério à tradição na cobertura esportiva. Das radionovelas aos programas de auditório. Da programação musical ao relacionamento próximo do ouvinte. Enfim, à partir de Ribeirão Preto, a PRA-7 escreveu sua página na história da radiodifusão brasileira e revelou grandes nomes para as comunicações do país. Nada melhor do que uma exposição para contar essa trajetória”, afirma André Luís Rezende.

As rádios Clube AM e Clube FM são controladas pelo Sistema Clube de Comunicação, considerado um dos principais grupos do setor no interior do país. O sistema também é composto pelas rádios Clube FM 104.7 de São Carlos, Melody FM 94.1 de Ribeirão Preto, 106 FM Sertaneja FM 106.7 de Ribeirão Preto e Clube AM 1400 de São Carlos (todas sediadas no interior de São Paulo). O grupo também opera a TV Clube, afiliado à Rede Bandeirantes de Televisão.



FONTE:Tudo Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...