sábado, 13 de setembro de 2014

Gil Gomes: das narrações em quermesses aos relatos de casos policiais


Homenagem ao repórter e comunicador em seu meio mais bem sucedido: O RÁDIO


O apresentador Gil Gomes, 74 anos, começou sua carreira profissional narrando quermesses na igreja católica do bairro de Jabaquara, zona sul de São Paulo, capital. Para superar a gagueira e realizar o sonho de ser radialista, treinava locução imitando os narradores esportivos. Aos 18 anos de idade, no final da década de 1950, recebeu, da diretoria da Rádio Progresso, o convite para seu primeiro emprego como locutor esportivo.
 
A partir dos anos 1970, com a narração e descrição dos casos policiais, os programas apresentados por Gil Gomes se transformaram em fenômenos de audiência no rádio de São Paulo. Com passagens pelas rádios Globo SP, Record e outras emissoras, Gil consolidou um estilo próprio de narrar as informações dos boletins de ocorrência das delegacias e o impacto de seu programa nas classes C e D virou tema de doutorado na USP - Universidade de São Paulo.
 
Com a colaboração do radialista goiano Paulo Francisco Ferreira, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes nessa quarta-feira (3) mostrou um pouco de como Gil prende a atenção de seus ouvintes. Acompanhe trecho de um áudio do programa 'Ronda 1100', que Gil apresentava na Rádio Globo SP.
 
Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta, das 7h05m às 10h, na MEC AM do Rio de Janeiro.

Produtor: Marco Aurélio e Marcos Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...