sexta-feira, 26 de setembro de 2014

No Dia do Rádio, Osmar Santos é homenageado

Web Rádio da Câmara de São Paulo homenageou Osmar Santos



O relógio marcava 16:30 quando começou o evento organizado pela Câmara dos Vereadores de São Paulo nessa quinta-feira, 25. Na data, marcada por ser Dia do Rádio, registrou-se homenagem a um dos maiores narradores da história desse meio fascinante, Osmar Santos. Conhecido por ser "O Pai da Matéria", ele esteve presente na cerimônia e, como sempre, estampou um sorriso permanente.

E não havia melhor forma de reverenciá-lo. Durante uma hora e meia, a homenagem foi feita em forma de programa de rádio, transmitido ao vivo pela Web Rádio Câmara e TV Câmara, muito bem conduzido pelo jornalista Carlos Maglio, hoje coordenador da Web Rádio Câmara. Ao lado do apresentador estava Wagner Belmonte, ex-Bandnews TV e atualmente editor-chefe da TV Câmara. Paulo Soares, o popular "Amigão da Galera", foi prestigiar o colega.

"Quando apresentava programas ao lado do Osmar na rádio, eu ficava tremendo o tempo todo e, hoje, tenho muito orgulho de ter trabalhado e aprendido muito com o Pai da Matéria", disse Amigão. A Sala Tiradentes, da Câmara de Vereadores paulistana, estava cheia. Eram jornalistas, radialistas, amigos e admiradores do locutor esportivo. Durante o programa, foram ao ar depoimentos em áudio de personalidades que falaram da vida e da carreira do narrador, entre eles estavam José Silvério, o saudoso Fiori Gigliotti, Heródoto Barbeiro, Fausto Silva, Oscar Ulisses, Milton Neves, Juca Kfouri e os ex-jogadores Edmundo (que foi apelidado de Animal por Osmar) e Serginho Chulapa (chamado de "Tamanduá Bandeira").


A importância de Osmar Santos durante o processo de redemocratização do Brasil durantes as Diretas Já foi lembrada como ponto para acabar com a discriminação que existia até aquele momento com os profissionais que trabalhavam com o esporte e impulsionou a classe artística a erguer a bandeira junto com milhões e milhões de brasileiros que lutavam por dias melhores. Não faltaram também os gols históricos dos grandes clubes da capital paulista e da seleção brasileira tetracampeã em 1994. "A narração no rádio existe antes e depois de Osmar Santos", lembrou o irmão Oscar Ulisses, que comanda o departamento de esportes da Rádio Globo em São Paulo.

Oscar revelou que Osmar, quando criança do interior do Paraná, tinha dificuldade na fala. Era gago. Como agradecimento pelos serviços prestados ao longo da carreira de locutor que foi interrompida após um acidente em 1994, Osmar recebeu das mãos do presidente da casa, vereador José Américo (PT), um lindo troféu em forma de microfone antigo. Osmar trabalhou nas rádios Jovem Pan, Record e Globo, além das TVs Record, Globo (onde narrou a Copa de 1986 e também foi apresentador do 'Globo Esporte') e na extinta Rede Manchete, onde narrou a Copa de 1990.

Parabéns a todos os envolvidos por essa brilhante e mais do que justa homenagem a esse ser iluminado, que segue como grande referência na locução esportiva, um verdadeiro mito, e que ainda possui o dom de ser artista plástico, pintando quadros que são expostos no Brasil inteiro. Viva o Rádio e viva o eterno "Pai da Matéria", Osmar Santos!

Escrito por Anderson Cheni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...