quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O avanço do Rádio depois de 92 anos

Emissoras migram do AM para FM. Neste ano, o Ministério das Comunicações assinou as primeiras migrações.




Ao completar 92 anos no Brasil (7 de setembro de 1922 foi feita a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil), o meio rádio permanece na expectativa da resolução de vários projetos. Um deles tramita no Congresso Nacional. Os deputados federais estão com projeto de lei que flexibiliza a transmissão do programa A Voz do Brasil, um dos mais antigos ainda em atividade e que atualmente acaba sendo empecilho, principalmente nas grandes cidades, por ter sua veiculação às 19 horas, no período em que motoristas necessitam da informação do rádio para sua locomoção.



O outro está em pleno andamento. A migração das rádios AMs para o dial FM já é uma realidade, com rádios AMs do Rio Grande do Norte já autorizadas a migrar para o FM. A complementação do processo ainda deve demorar, já que, em algumas regiões, será necessária a utilização do chamado “dial estendido”, que compreende as frequências que vão de 76 FM a 88 FM (canais 5 e 6 da TV analógica).

Além disso, a Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp) promove testes em parceria com a Jovem Pan AM 620 de São Paulo em FM 84.7. Os testes visam acompanhar o comportamento da estação no espectro de São Paulo e os técnicos também percorrerão outras regiões próximas, como Sorocaba.

FONTE: Tudo Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...