sábado, 1 de novembro de 2014

Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou propostas para que conteúdo sobre o Padre Landell de Moura seja obrigatório em instituições da rede municipal

Padre Landell de Moura terá sua história contada em escolas de Porto Alegre

Landell de Moura retratado em 1908. FOTO: wikipedia

Pioneiro das telecomunicações no país e considerado o inventor do rádio, o padre Roberto Landell de Moura terá sua história transmitida a estudantes de Porto Alegre. A Câmara de Vereadores do município aprovou projeto de lei que obriga o ensino de conteúdo sobre a história científica do padre escolas da rede municipal.

Nascido em Porto Alegre, Landell tem, entre outros feitos, a autoria da primeira transmissão de voz com equipamentos de rádio construídos por ele mesmo. O fato foi noticiado pelo jornal O Estado de São Paulo, em 1889, mas a descoberta não foi acolhida pela população à época.

De acordo com o projeto, apresentado pelo vereador João Carlos Nedel (PP), o padre foi visto como impostor e feiticeiro, apesar de também existirem manuscritos datados de 1904 que comprovam seus experimentos. “Por incrível que pareça, seu mérito não está inteiramente reconhecido no plano internacional e, muitas vezes, sequer em sua terra natal”, justificou Nedel. 

Para o vereador, a escola é um dos melhores meios para se fazer um registro permanente da vida e importância do cientista. Landell morreu aos 67 anos, vítima de tuberculose.

Com informações do Coletiva.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...