terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PARABÉNS RÁDIO GLOBO 70 ANOS

Rádio Globo comemora 70 anos no ar


A Rádio Globo Rio, primeira emissora do Sistema Globo de Rádio foi fundada em 2 de dezembro de 1944 por Roberto Marinho, na frequência 1300 e depois 1180 kHz, como Rádio Transmissora Brasileira e Eldorado. Em 2 de outubro para 3 de outubro de 1976, ja como Rádio Globo Rio AM muda para os atuais 1220 kHz. Nesse período a emissora liderou a audiência de forma gigantesca e absoluta no Rio de Janeiro.

No ano 2000 a Rádio Globo Rio passou a ser a matriz da Rede Globo de Rádio inicialmente com transmissões conjuntas de Rio e São Paulo e depois construíram a rede que tem 59 emissoras espalhadas pelo Brasil.

Após mais de quarenta anos como locutor principal somando as duas passagens pela emissora, José Carlos Araújo sai da emissora em busca de novos desafios, na Bradesco Esportes FM, indo com ele Gerson, Gilson Ricardo, Jorge Eduardo, Bruno Cantarelli e 3 operadores de externa. A Globo trouxe de volta Luiz Penido, que iniciou na rádio em 1969 mas saiu em 1988 pra Rádio Tupi onde trabalhou por 2 vezes fora as passagens pelas rádios Nacional e Tropical e retorna assumindo a vaga de narrador titular deixada por Garotinho.



No dia 1ª maio de 2014, a Rádio Globo anuncia o fim do programa Planeta Rei nas Ondas da Globo, que era apresentado pelo comunicador Beto Brito. No lugar do Planeta Rei, reestreou o "Madrugada na Globo", agora apresentado por Zeca Marques e sendo diário por um breve período.

No dia 19 de Maio, entra o "Madrugada e Companhia", apesentado por Alexandre Ferreira, de segunda a sábado, de 0h as 3h, com musicas, participação do ouvinte, entretenimento e muitas saudades.já o "Madrugada na Globo" com Zeca Marques foi para os domingos no mesmo horário.





Em 17 de outubro de 2014, foi anunciado a mudança de frequência da rádio que ocorreu a 0h do dia 18 de novembro de 2014, passando para os 98,1 Mhz, que era ocupado pela Beat98, que passou a ser uma web radio, já que o contrato de concessão da frequência atual, não foi renovado.

A rádio teve nomes como Haroldo de Andrade, Edmo Zarife, Léo Batista, Luiz Mendes, Gagliano Neto, Waldir Amaral, Jorge Curi, José Carlos Araújo, Francisco Barbosa, João Saldanha, Waldir Vieira, Washington Rodrigues, Kléber Leite, Marco Aurélio, Loureiro Neto, Dennis Menezes, César Rizzo. e outros que não lembro no momento.
Atualmente conta com a presença de Edson Mauro, Antônio Carlos, Luiz Penido, Roberto Canázio, Robson Audir, Jorge Luiz, Mário Esteves, Mauricio Menezes, David Rangel, Eraldo Leite e Zeca Marques.



A Rádio Globo do Rio de Janeiro é influencia de rádios em todos os cantos do país. Meu sonho quando Brincava de Rádio era chegar um dia a fazer algo parecido ou se possível chegar na Rádio Globo. Cresci ouvindo o "fiu-fiu" Tanto o da Rádio Globo como da Difusora Cristal. Emissora que meu pais trabalhou por mais de 16 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...