terça-feira, 6 de janeiro de 2015

PORTELA DE LUTO!

Morre Tia Dodô, a porta-bandeira do primeiro título da Portela

Maria das Dores Alves Rodrigues, de 94 anos, foi internada em dezembro no Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari

Tia Dodô morreu nesta terça feira, aos 95 anos FOTO: Alexandre Cassiano

Morreu nesta terça-feira, aos 94 anos, Maria das Dores Alves Rodrigues, mais conhecida como dona Dodô da Portela. Ela estava internada desde dezembro no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte da cidade. Ex-porta-bandeira e presente no primeiro título da Azul e Branco, em 1935, Dodô apresentava quadro de desidratação e desnutrição.
Portela presta homenagem a Tia Dodô FOTO: Facebook

Em sua página no Facebook, a Portela postou uma homenagem à histórica porta-bandeira. "Foi para perto de Deus nossa querida Tia Dodô. Está sendo recebida por outros grandes baluartes da Portela e do samba. Enquanto ela viveu cativou nossos corações com sua alegria e sabedoria. Desfilaremos em 2015 em sua homenagem, Dodô. A senhora é a história da nossa Portela!"

Em uma entrevista no site da Portela, Dodô revelou como o começo da carreira de porta-bandeira foi difícil e do amor que tinha pela escola. “No primeiro ano, ninguém me ensinou. Meu mestre-sala disse apenas para eu entrar quando tocasse o sinal. Era garra. Hoje, o que falta ao nosso samba é amor. Cada um por sua escola. Se fosse Portela, não podia sair na Mangueira, no Salgueiro. Atualmente, em uma única noite, as pessoas desfilam em quatro ou cinco escolas de samba. Estão enganando os outros.”

História de amor pela Portela

Maria das Dores Alves Rodrigues nasceu em Barra Mansa, no Sul Fluminense. Aos 14 anos, Dodô chegou à Portela e já começou a desfilar. Ela era a porta-bandeira na conquista do primeiro título da Azul e Branco, em 1935.

FONTE: O DIA

O velório e enterro de Dodô será nesta quarta-feira no cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A pedido da própria Dodô, nada será na quadra da escola. Ela repetiu diversas vezes que achava que a sede da escola era pra ser um local de alegria permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...