terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Vozes do Além nas ondas do Rádio

Homem diz ter escutado o espírito de Landell de Moura pelo rádio no Rio Grande do Sul


Captar, em um rádio de ondas curtas, as captações de um espírito. É o que garante ter feito o técnico em eletrônica João Pedroso. O que ele diz ter captado são manifestações do espírito do padre Landell de Moura, o homem considerado o pai do rádio no Brasil. A técnica usada por Pedroso é conhecida como "fenômeno de voz eletrônica". Conforme alguns acreditam, espíritos usam instrumentos para manifestar a própria voz, que poderia ser gravada junto com os ruídos do rádio.

João Pedroso conta que ouviu a voz de Landell de Moura no rádio. FOTO: RBS TV

Segundo Pedroso, o espírito do padre teria chamado seu próprio nome. "Eu disse ‘Landell de Moura está no estúdio’, e a voz vem e me diz: ‘sacramento, João Pedroso, estou aí’". Ele diz ter recebido a mensagem em agosto de 2014. Junto com o primeiro chamado, o padre teria dado uma sugestão que ajudaria a evitar as longas buscas por aviões desaparecidos.

Landell de Moura teria proposto o uso de uma caixa preta virtual, que transmita as informações de qualquer aeronave imediatamente, por telefonia via satélite. Pedroso explica como funcionaria o equipamento. "Essa caixa preta virtual ao mesmo tempo que vai gravando no avião, internamente, ela é gravada também externamente, via satélite".
 
"Como ele mexia com eletricidade, com o magnetismo, ele estava a um passo de tudo isso. Isso está ligado com eletricidade, magnetismo, radioatividade", explica Ivan Dorneles Rodrigues, mantenedor de um museu particular uma das maiores coleções de documentos sobre Landell de Moura. Uma das histórias envolvendo o padre conta que ele tentou monitorar um exorcismo usando os equipamentos que inventou quando estava em Mogi das Cruzes, em São Paulo.

A resposta para entender se padre Landell de Moura acreditava neste tipo de comunicação pode estar guardada no Instituto Histórico e Geográfico, em Porto Alegre. Lá estão guardados dezenas de manuscritos deixados por ele.
 
Vanessa Gomes de Campos é arquivista do instituto e conta sobre a experiência que teve com os documentos. "Já vi escritos dele em papel que antigamente se embrulhava pão; em papeis rabiscados a lápis, a caneta ou o lápis azul, colorido, vermelho. O que ele tinha a mão ele escrevia", conta.
 
Decifrar as mensagens encontradas nesses documentos, entretanto, não é simples. O padre escrevia misturando latim, português e inglês. Vanessa usa a paleografia, técnica de leitura de manuscritos antigos, para tentar compreender. E já encontrou escritos em que o padre atribui o espiritismo à intervenção do mal. Por essas dificuldades, até hoje, parte do pensamento padre permanece inexplorada.
 
Padre Roberto Landell de Moura viveu entre os séculos XIX e XX e atuou em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Considerado o pioneiro do rádio no Brasil, entrou para a história. Com os equipamentos que inventou, Landell de Moura conseguiu transmitir, pela primeira vez, a voz à distância.

Em seus diários, Landell escrevia sobre a aura humana, psicologia e sonhos premonitórios. Transferido para Porto Alegre e como pároco da Igreja do Rosário, ele logo começou as experiências. Os jornais da época publicaram que, nele, Landell de Moura iria provar os fenômenos do hipnotismo e do espiritismo agindo sobre o sistema nervoso central.
 
Por volta de 1916 o padre abriu ao lado da igreja o que chamou de gabinete de antropologia experimental. Landell atendia pessoas com sintomas de doenças psicológicas, que na época se acreditava serem manifestações espíritas.
 
Há relatos de que ele fez até demonstrações de levitação dentro da igreja. O padre chegou a estabelecer uma recompensa para quem fosse capaz de provar que os espíritos eram capazes de produzir fenômenos. A ideia não agradou o vigário-geral da época. Novamente Landell de Moura foi chamado para dar explicações e teve de parar seus experimentos.
 
FONTE: Tudo Rádio

3 comentários:

  1. Ola amigo, saudações. Ocorre que sou Espírita, e pesquisador de TCI, EVP. Estou no meio Espírita desde 1957, estudando, pesquisando. Ocorre que sou mais conhecido por meu pseudônimo JOTA PEDROSO, no entanto a TV, se guiou pelo áudio do Espírito, que diz meu nome original, muito pouco conhecido João Pedroso. Sou aqui da cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. Como o Espírito utilizou meu nome de batismo, no site da Globo, estão divulgando-me com o nome de batismo, o qual quase ninguém me conhece por este nome. No entanto, se escrever em Google buscas: Jota Pedroso, Canoas, Rio Grande do Sul. Vai aparecer minhas postagens na web. Meu blogger: Diálogos com o lado de lá. No Facebook: Jota Pedroso Evp. Não só dialoguei, e gravei o Espírito padre Landell de Moura, como dialoguei com outros Espíritos, e também os tenho gravado. Estou com meu primeiro livro, já pronto na editora, Titulo: Diálogos Com o Lado de Lá, uma pesquisa científica com o outro lado da vida. Autor: Jota Pedroso, Canoas, Rio Grande do Sul. ( Jota Pedroso, é o pseudônimo de João Pedroso ). Se digitar por toda parte na web, Jota Pedroso, Canoas, Rio Grande do Sul, EVP. TCI. Vai surgir muitas postagens de pesquisas interessantes. Abraço do Sul. Pesquisador de tci, que gravou a voz do Espírito Landell de Moura. Jota Pedroso ( no Facebook: Jota Pedroso Evp )

    ResponderExcluir
  2. Observar, de que em um momento que estou falando com a repórter Guacira Merlin, surge legendas indicando: `` JOÃO ( JOTA ) PEDROSO´´. Sou conhecido a anos, pelo pseudônimo ---> Jota Pedroso ( o Espírito me respondeu dizendo meu nome de batismo, meu nome de registro de nascimento). No Facebook ---> https://www.facebook.com/jota.pedrosoevp

    ResponderExcluir
  3. Grande abraço do Sul. da cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, pesquisador de TCI, EVP. Espírita, radialista, técnico eletrônio Jota Pedroso

    ResponderExcluir

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...