segunda-feira, 9 de março de 2015

O Brasil Perde Inezita Barroso

Morre Inezita Barroso, aos 90 anos de idade, em São Paulo


Morreu na noite deste domingo (8) a cantora e apresentadora do Viola, Minha Viola, Inezita Barroso, reconhecida como a mais antiga e importante expressão artística da música caipira no País. No último dia 4, havia completado 90 anos de vida. Ela deu entrada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em 19 de fevereiro, e foi vítima de insuficiência respiratória aguda. 

Inezita Barroso deixa uma filha, Marta Barroso, três netas e cinco bisnetos.




A Rádio Cultura Brasil presta homenagem com série especial da estrela da manhã do rádio brasileiro

Foram mais de 70 anos dedicados à arte brasileira. Como cantora, atriz de cinema, pesquisadora e professora universitária, apresentadora de televisão (mais de 30 anos à frente do Viola, minha Viola, da TV Cultura) e de rádio, que ao longo do tempo esteve à frente de microfones da Record, USP e Rádio Cultura AM, onde apresentou diariamente por 10 anos o programa Estrela da Manhã.

Em 2005, Inezita concedeu uma série de entrevistas à Rádio Cultura, na qual revelou momentos da infância, formação musical, carreira, além de falar dos amigos e de sua paixão pela música de raiz.

Essas entrevistas resultaram numa série especial em três episódios. 

No primeiro, a artista fala das brincadeiras de rua na antiga São Paulo, de seu primeiro contato com o violão, da vida cultural da cidade na metade do século passado e das reuniões promovidas na casa de sua família, onde frequentavam Cacilda Becker, Renato Consorte e Paulo Vanzolini.

No segundo episódio, a cantora destaca os primeiros passos como artista. Fala de sua participação no cinema brasileiro dos anos 1950, dos prêmios, dos primeiros discos e como começou seu trabalho de pesquisa folclórica.

No terceiro e último episódio da série Inezita Barroso: Autorretrato, a cantora conta como foi sua experiência no rádio, notadamente como a apresentadora do programa Estrela da Manhã, da Rádio Cultura Brasil. Outro assunto é o Viola, minha viola, 35 anos no ar pela TV Cultura. A artista também fala de sua atividade musical, destacando o trabalho ao lado do violeiro Roberto Corrêa.

Fonte: cmais+



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...