sexta-feira, 20 de março de 2015

Rádio Cultura Brasil

Unidos pela rádio Cultura AM


Um grupo de músicos, produtores e comunicadores lançou um site em defesa da rádio Cultura AM de São Paulo. A emissora, educativa e pertencente à Fundação Padre Anchieta, sofreu diversos cortes de custos nos últimos dias e, atualmente, tem a sua programação gravada. “Esses cortes recentes transformaram a Cultura AM num "vitrolão", como se diz: a programação passa a ser a simples reprodução mecânica de música na rádio, no que parece ser mais uma etapa de um desmonte que vem sendo feito ao longo dos anos nessa bela rádio, em verbas, em equipamento, em investimento, em pessoal”, diz um trecho do texto.

Por Marcos Lauro

Confira o Texto


A diversidade e a criatividade da música brasileira vêm acontecendo longe do rádio, em especial das grandes emissoras comerciais. Isso nem sempre foi assim. A gente sabe da importância que o rádio teve pra o desenvolvimento da música popular brasileira.

Mas de pelo menos uns 30 anos pra cá, a prática do jabá diminuiu sensIvelmente a quantidade de títulos, gêneros, artistas e selos tocados no rádio comercial.

É bom lembrar que, em última análise, todas as rádios são públicas: elas são concessões públicas. Mas no cenário do rádio brasileiro, as rádios públicas ao pé da letra (municipais, estaduais, universitárias), financiadas pelo Estado e por isso livres da pressão pela audiência a qualquer custo (pressão que justamente leva os programadores a tocarem sempre as mesmas músicas, os mesmos padrões de sucesso garantido), se tornaram um veículo natural para o trabalho de artistas, produtores e selos independentes, gente que faz música em formatos mais livres, fora do padrão estético e das práticas comerciais (e éticas) habituais da indústria fonográfica. Muitos artistas, muitos trabalhos, enfim, têm nesse veículo, muitas vezes, a sua única presença nesta mídia.

Então, neste momento, perder o acesso à programação de qualidade feita por uma rádio pública da maior cidade do país é um desastre, que temos que evitar, seja como produtores, seja como ouvintes. Tida por todos os profissionais da área - artistas, produtores, gravadoras independentes, críticos - e pelos ouvintes como um oásis neste cenário, vemos agora a Cultura AM ameaçada também.

O desmonte sistemático por que vem passando a Rádio Cultura AM de São Paulo (dentro do desmonte que tem sofrido a Fundação Padre Anchieta como um todo) teve agora no início de março mais mais um episódio de cortes de verba que geraram demissões e o fim de vários programas, e nos re-despertou para a importância dessa questão da rádio pública e sua gestão.

Esses cortes recentes transformaram a Cultura AM num “vitrolão”, como se diz: a programação passa a ser a simples reprodução mecânica de música na rádio, no que parece ser mais uma etapa de um desmonte que vem sendo feito ao longo dos anos nessa bela rádio, em verbas, em equipamento, em investimento, em pessoal. Esses cortes afetam diretamente a qualidade de programação e da informação da emissora, que fica sem a possibilidade de fazer programas ao vivo, entrevistas, matérias, pesquisa, e principalmente - uma característica forte da Cultura Brasil nos últimos anos - entrar em interatividade com os ouvintes, formando uma rede, uma massa crítica de ouvintes de música alternativa ou independente, principalmente pela internet (levando em conta que a Cultura AM, de longa data, tem problemas sérios de recepção em ondas médias).

Cabe a nós, artistas e profissionais deste setor (e aos queridos ouvintes e espectadores também, por que não?), nos unir e manifestar a nossa preocupação diante do desmantelamento que atinge a Fundação Padre Ancieta, suas rádios AM e FM e a TV Cultura; tentar o diálogo e propostas que revertam este processo, que é desagregador para o país, até porque as emissoras da Fundação, além de serem veículos importantes, detêm um arquivo inestimável de cultura brasileira, em áudio e vídeo. E porque a Cultura AM - especificamente - é uma rádio que dá abrigo às mais diversas formas de música e é, ainda, uma das poucas rádios que oferece ao ouvinte uma programação musical alternativa à que existe nas rádios comerciais.

http://somosradio.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...