segunda-feira, 15 de junho de 2015

O Homem da Palavra Fácil é Lembrado no programa Todas as Vozes

LUIZ MENDES É RELEMBRADO NO PROGRAMA "TODAS AS VOZES" 

O comentarista esportivo Luiz Mendes cobriu 13 Copas do Mundo.

O programa Todas as Vozes desta sexta-feira (12) fez homenagem ao comentarista Luiz Pineda Mendes. Ele nasceu em Palmeiras das Missões, Rio Grande do Sul, em 9 de junho de 1924. Chegou no Rio de Janeiro nos anos 1940 e logo se transformou em uma das principais referências das transmissões e programas esportivos do rádio. Foi narrador da Rádio Globo nas Copas do Mundo de 1950, no Brasil, e 1954, na Suíça.

Luiz Mendes foi um dos criadores do modelo de debate esportivo chamado de "mesa redonda" na televisão brasileira. Apresentou a "Grande Resenha Facit", na TV Rio. Em entrevista ao site da ABI, Associação Brasileira de Imprensa, publicada pelo site da entidade em 9 de setembro de 2008, Luiz Mendes comentou: "em 55, saí da Rádio Globo para inaugurar a TV Rio. Fizeram uma pesquisa para saber quais eram os locutores do rádio que o público queria ver nos programas da nova emissora de TV. Surpreendentemente, fiquei em primeiro lugar. Eu não esperava, já que era o mais novo entre todos. No rádio, eu ganhava 11 mil cruzeiros por mês; na TV, me ofereceram 35 mil. Saí correndo!". Mas voltou para o rádio, sua grande paixão profissional, na década seguinte.

Luiz Mendes trabalhou também nas equipes esportivas das rádios Continental, Nacional e Tupi, entre outras.

Com colaboração do radialista maranhense Talvane Lukatto - apresentador do programa "Memórias do Rádio no Ar", na Rádio Mirante AM -, o quadro "O rádio faz história" do programa Todas as Vozes relembra a emoção do apresentador Gilson Ricardo, no programa Panorama Esportivo, da Rádio Globo, em 27 de outubro de 2011, data em que Mendes faleceu, e um editorial na voz do comentarista gaúcho, veiculado no aniversário da emissora, no qual ele comparava a rádio com o papel de uma mãe. Talvane Lukatto é o colaborador das sextas-feiras no quadro "O rádio faz história".



Clique aqui e ouça o Programa Todas as Vozes na íntegra.

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.















Fonte: Rádios EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...