quarta-feira, 17 de junho de 2015

Todas as Vozes entrevista com o único narrador vivo da Copa de 1958

PROGRAMA "TODAS AS VOZES" ENTREVISTOU O ÚNICO NARRADOR VIVO DOS QUE TRANSMITIRAM A COPA DE 1958 PARA O BRASIL

Ele transmitiu a Copa da Suécia e admitiu, no programa Todas as Vozes, a rivalidade entre os locutores de rádio do campeonato mundial

Em pé: Djalma Santos, Zito, Bellini, Nílton Santos, Orlando e Gilmar. Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo - este é o time que goleou a Suécia por 5 a 2 na final - e o massagista Mário Américo.

Braga Júnior narrou as partidas para a Rádio Record SP e Rádio Globo RJ diretamente da Suécia e admitiu a existência de uma rivalidade entre os locutores brasileiros de rádio do campeonato mundial.

"Estou muito honrado pela homenagem de vocês. Tenho ótimas lembranças daquela cobertura na Suécia. Havia admiração e, ao mesmo tempo, muita disputa entre nós narradores das diferentes emissoras", disse Braga Júnior, que, diretamente do Rio Grande do Norte, foi o convidado especial do programa Todas as Vozes, quadro "O rádio faz história", desta terça-feira, 16 de junho de 2015.

Fernando Morgado e Marco Aurélio Carvalho conversaram com o narrador sobre situações vividas na Copa do Mundo. Braga relatou como eram as tecnologias das transmissões de rádio, apresentou a visão dele sobre os radialistas e jornalistas atuais e comentou o livro "No ar", escrito por ele e lançado, em 2014, no Museu do Futebol em São Paulo. No livro, ele conta histórias dos bastidores das emissoras de rádio e TV nas quais trabalhou.

Braga tem 82 anos de idade. Nasceu em Vitória, Espirito Santo. Trabalhou nas rádios Mayrink Veiga (RJ), Emissora Continental (RJ), Rádio Globo (RJ), Rádio e TV Record (SP), Rádio Panamericana (SP), Rádio Bandeirantes (SP), Rádio e TV Gazeta (SP), Rádio Excelsior (SP) e Rádio Globo (SP).

Transmitiu jogos de futebol, basquete, vôlei, boxe, tênis, golfe, hipismo e competições de Fórmula 1, como o bicampeonato mundial do piloto Nelson Piquet em 1983. Conhece mais de 100 países. "Transmitir hipismo foi um desafio. Os acionistas da Globo gostam muito desse esporte", relembrou Braga.

Com colaboração de Fernando Morgado, escritor e especialista em mercado de comunicação, e apoio colaborativo do narrador de esportes Daniel Pereira, o quadro "O rádio faz história" do programa Todas as Vozes entrevistou Braga Júnior e mostrou trecho de áudio de uma mesa redonda apresentada por ele na Rádio Bandeirantes de São Paulo em 1963.

Clique aqui e ouça o Programa Todas as Vozes na íntegra.

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho







Fonte: Rádios EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...