quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A expansão da tecnologia móvel facilitando o acesso ao rádio.

Mundo fecha 2015 com mais de 100 mil emissoras de rádio e 7,5 bilhões de celulares


Colunista da CBN afirma que a expansão da tecnologia móvel facilita o acesso ao rádio


A rede liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo levou ao ar ontem (29) mais uma edição da coluna Mundo Digital, de Ethevaldo Siqueira. O colunista fez um balanço do avanço das comunicações do mundo em 2015, destacando também o ganho de importância obtido pelo rádio. O panorama descrito por Siqueira confirma o que foi discutido ao longo dos congressos realizados no Brasil e no exterior, onde painéis mostraram através de números os avanços obtidos pelo meio rádio, inclusive com recordes de audiência. O mundo fecha 2015 com mais de 100 mil estações de rádio.

Segundo Ethevaldo Siqueira, as comunicações fecharam 2015 com mais de 7,5 bilhões de dispositivos móveis, considerados pelo colunista como “os novos receptores do rádio”. Siqueira afirma que esse quadro “contraria todas as previsões de que o rádio iria desaparecer”, tendo o seu alcance cada vez mais facilitado pela tecnologia. Além da recepção via ondas terrestres (FM) presentes na maioria dos modelos de celulares (inclusive smartphones), a popularização dos aplicativos móveis e portais de rádios adaptados aos dispositivos tem facilitado o consumo do conteúdo do rádio em diferentes situações.

O panorama descrito na coluna Mundo Digital da CBN vai ao encontro com a realidade exemplificada em painéis em congressos importantes, como no SET Expo 2015 (realizado em agosto passado na cidade de São Paulo) e 27º Congresso da Radiodifusão (da ABERT, ocorrido em outubro no Distrito Federal). Na época o Tudo Rádio acompanhou as palestras que mostraram o crescimento da audiência do rádio via ondas e também a criação de novos públicos devido a presença do meio na internet, com destaque para o cenário dos Estados Unidos, onde o rádio cresceu no AM/FM e contou com um novo universo presente no on-line.

Ao longo de 2015 o Ibope Media divulgou pesquisas relacionadas ao comportamento e o tamanho da audiência de rádio no Brasil, com a afirmação de que 89% da população brasileira acompanha o meio rádio nas maiores regiões metropolitanas do país. A tendência é de que esse quadro seja ainda mais favorável ao rádio em 2016.

Fonte:Tudo Rádio
Colaboração de Nelson Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...