quarta-feira, 8 de junho de 2016

Rádio do Interior de Minas tem seu Arquivo Furtado!

Acervo de 3 mil discos é furtado em Poços de Caldas


A Polícia Civil investiga o furto de quase três mil discos de vinil do acervo da Rádio Libertas FM 99.3 (emissora que é controlada pela Prefeitura de Poços de Caldas). O caso ocorreu na última semana e parte dos discos furtados foram encontrados no lixo em frente ao Complexo Santa Cruz, onde funcionava a rádio. Algumas peças levadas são considerados relíquias por colecionadores e Djs.

A rádio existe na cidade há mais de quatro décadas. Até o início deste ano a sede da emissora ficava no Complexo Santa Cruz, porém o imóvel foi interditado no mês de abril e ela passou a funcionar em outro prédio, que não possui espaço físico para o acervo de cerca de oito mil discos. As peças em vinil permaneceram no antigo prédio. No entanto, criminosos invadiram o local e levaram quase três mil LPs.

O ex-diretor e radialista há mais de 30 anos, Pedro Bertozzi, fez um desabafo na internet. Para ele, o acervo da rádio – que é uma das mais antigas emissoras do país – tem muito mais do que valor financeiro. “Por que a mudança não foi simultânea, levando o acervo da discoteca junto? Ou seja, ficou num lugar em tese abandonado, como está hoje o Complexo Santa Cruz e quatro meses se passaram. Ficou ao Deus dará lá em cima. Isso é como rasgarmos um pedaço de história. Ainda que eu entenda que talvez exista um registro de forma digital hoje, registro digital não é acervo, no meu entendimento, acervo é algo palpável”, desabafou.

Os discos encontrados em frente ao Complexo Santa Cruz foram recolhidos e levados para a Delegacia de Polícia Civil de Poços de Caldas. Entre eles estão peças como álbuns de Jair Rodrigues, Roberto Carlos, Vinícius e Toquinho, entre outros. Todos os discos encontrados estão molhados e com mau cheiro, o que indica que eles ficaram expostos ao clima chuvoso dos últimos dias. Em alguns poucos exemplares, como um de Raul Seixas, é possível ver o selo da Rádio Libertas.

Em nota, a Prefeitura de Poços de Caldas informou que o acervo já foi todo retirado do Complexo Santa Cruz e agora está sendo catalogado, para que possa ser identificado quais foram os títulos roubados. Depois que ele for reorganizado, a direção da rádio deve abrir o local para a visitação pública.

A prefeitura informou ainda que está fazendo uma apuração interna e processos administrativos já foram abertos. Como o acervo da rádio já era digitalizado, a emissora não saiu do ar e também não teve a programação prejudicada. Questionada, a Polícia Civil informou que vai investigar quem pode ter furtado os discos.

Com informações do G1

Um comentário:

  1. Bixô!. Sabe o que mais triste de tudo isso que vem acontecendo quando algo é publico!. São que todas as repartições não tão nem aí pelas as coisas que são tipos acervos e muitas coisa mais, como os discos de vinil que praticamente vem voltando a ser adquirido por muitos no dia de hoje. Conheço está emissora de radio que com toda a certeza e a primeira FM do interior que fica em Minas mas parece do nosso estado de São Paulo radio publica de muita qualidade triste a gente ver um negocio deste, muita falta de respeito e de organização, lembrando que já tem radio de FM voltando com os vinil a qualidade com certeza é outra!. Escuto sempre a LIBERTAS FM sou aqui de São João da Boa Vista pertinho de Poços de Caldas valeu galera!!!...

    ResponderExcluir

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...