quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil

Solano Ribeiro comemora 10 anos à frente de programa da Rádio Cultura


Músicos como Vander Lee, Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz tiveram espaço na atração, que há uma década traz a nova música do Brasil. Especial vai ao ar no próximo domingo (21/8), às 14h

São Paulo, 16 de agosto de 2016 – No próximo dia 21 de agosto (domingo), o apresentador e produtor musical Solano Ribeiro comemora 10 anos de seu programa na Rádio Cultura Brasil (AM 1200), o Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil. A atração especial será levada ao ar às 14h, e reapresentada no dia 22 (segunda-feira), às 9h e 21h. Também pode ser ouvido pelo site culturabrasil.com.br

O programa foi concebido para dar espaço à nova geração de músicos, que não têm lugar na mídia. Solano diz que “eles fazem um trabalho diversificado e de qualidade, nos mais diferentes estilos no Brasil todo e é importante ter um programa que divulgue isso”. E ele também arrisca um palpite sobre o futuro desses artistas: “Acho que eles podem fazer um movimento musical maior e mais importante até do que os do passado”.

A 520ª edição, que marca os 10 anos da atração, traz uma seleção de 10 músicos, um de cada ano. Um deles é Vander Lee, falecido recentemente, em 5 de agosto, aos 50 anos. Ele é o escolhido para lembrar 2007 com a canção A voz.

De maneira informal, três desses músicos serão premiados com o Troféu Cata-Vento nas categorias Ouro, Prata e Bronze, em alusão aos jogos olímpicos. O Troféu, idealizado por Solano Ribeiro e instituído em 2007, foi o vencedor do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria Melhor Iniciativa de Rádio, em 2012.

Solano é o criador e realizador dos famosos festivais de música da televisão nos anos 1960. É dele o 1º Festival Nacional da Música Popular Brasileira, em 1965, que depois ficou conhecido como Festival de Música da MPB. Uma curiosidade é que nasceu daí o nome MPB, pois o nome – Música Popular Brasileira –, por ser muito extenso, foi abreviado.

O produtor também já foi diretor de documentários e comerciais, tendo sido premiado no Festival Europeu de Televisão (Áustria) com o filme Novos Baianos F.C.

Serviço
Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil – Edição de 10 anos
No ar: dias 21/8 (domingo), às 14h, e 22 (segunda-feira), às 9h e 21h.
No site: culturabrasil.com.br

Por: Rodney Brocanelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...